Notícias

Bromélia

Bromélia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

bromélia é uma herbácea, pertence à família das Bromeliaceae, nativas das América do Sul, Central e Norte, compreende cerca de 60 gêneros e mais de 3000 espécies. Com exceção de uma única espécie, Pitcairnia feliciana, que ocorre no oeste do continente africano.

Folhas se apresentam dispostas em roseta, lanceoladas, largas ou estreitas, com nervuras paralelas, geralmente fibrosas, raramente carnosas, de bordas lisas ou espinhentas. Podem ser tubulares ou amplamente abertas.

Ocorrem variedades de folhagens vermelha, arroxeada e verde, além de tonalidades intermediárias dessas cores. As folhas ao redor da inflorescência são mais coloridas e de cor mais intensa antes de florescer.

Todas as bromélias são caracterizadas botanicamente por apresentarem flores com três pétala e ovário com três lóbulos.

As inflorescências surgem do centro da roseta, o que ocorre somente uma vez durante o ciclo vital da bromélia, quando atingem o estado adulto e normalmente morrem, mas às vezes sobrevivem a uma geração ou duas antes de finalmente morrer. A época de floração depende da idade da planta e não o tempo do ano, algumas levam 3 anos (Guzmania e Billbergia) outras até 20 anos (Alcantarea) para florescer.

As flores duram por pelo menos seis meses, algumas exalam uma suave fragrância, que se sente a considerável distância.

A bromélia está cada vez mais popular no paisagismo tropical e contemporâneo. São cultivadas em vasos, jardins, formando conjuntos, em meio as folhagens ou rochas, nos galhos das árvores e num cantinho sombreado.

São encontradas tanto em florestas úmidas, quanto em desertos áridos, tanto nas praias, quanto nas alturas da Cordilheira dos Andes.

É comum denominar com o mesmo nome as outras plantas desta família.

 

Notícias
Veja mais